Secretaria de Educação comemora sucesso do 9° Poeterê

foto-1Secretaria de Educação comemora sucesso do 9° Poeterê

Lançamento do livro ‘Antologia Poetas da Escola’ emociona público presente ao evento

Teresópolis, 30 de novembro de 2009 – Um sábado de emoções e surpresas, dedicado à pluralidade cultural em Teresópolis. Assimpode ser resumido o 9° Poeterê, evento multicultural realizado no último sábado, 28, que contou com as presenças do Prefeito Jorge Mario, acompanhado da primeira-dama, Cláudia Sedlacek, e da Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn. O 9º Poeterê foi realizado pela Unifeso e teve o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação. Centenas de pessoas, entre jovens estudantes, pais e agentes culturais tiveram acesso gratuito às apresentações musicais, performances, teatro, exposições, feira cultural, cinema e até mesmo uma maratona de video games. Na ocasião, a Secretaria de Educação lançou o livro ‘Antologia Poetas da Escola’, escrito por alunos da Rede Municipal de Ensino.

A Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, feliz com o sucesso do evento e com a grande participação do público, aprovou a parceria cultural entre a Prefeitura e Unifeso, “Para nós é um prazer ver a Unifeso Pro Arte tão lotada. Eu já havia comparecido em outras edições do Poeterê, mas nunca tinha visto esta casa com tanta vida, porque onde tem criança, onde tem adolescente, a vida pulsa. E isto aqui hoje está muito bonito. Esta iniciativa faz parte de um programa do Governo Municipal de levar cultura para todas as classes”, afirmou Magali.

“O festival Poeterê é o encerramento da temporada 2009 de eventos culturais que a Unifeso promove para o povo de Teresópolis, contribuindo de forma decisiva para a sociedade teresopolitana nas áreas da saúde, da educação e da responsabilidade social. Mas, também se preocupa igualmente com a cultura, entretenimento e inclusão da população no processo cultural, abrindo inclusive a oportunidade para o surgimento de novos talentos e formação de plateias. Por isso, faço um agradecimento especial ao Prefeito Jorge Mario e à Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, que participaram e interagiram em parceria conosco durante todo o ano, contribuindo para o sucesso de nossas atrações culturais”, ressaltou Jorge Bragança, Presidente do Centro Cultural Unifeso Pro Arte.

Na ocasião, a Secretaria de Educação lançou sua primeira antologia poética com alunos da Rede Municipal de Ensino. O livro ‘Antologia Poetas da Escola’ tem quase 200 páginas e um de seus autores, o estudante Marcelo da Silva da Escola Municipal Profª Aclimea de Oliveira Nascimento, falecido no último mês, também foi lembrado pela professora Magali Tayt-Sohn ao comentar sobre o projeto.

“Hoje nós quebramos mais um paradigma, mostrando que quem faz poesia não precisa apenas participar de concursos, afinal como avaliar uma poesia de criança? Poesia é a emoção, o sentimento daquele momento para o aluno, então como um sentimento expressado poderia ser melhor ou pior que outro? Quebrando este padrão, a Secretaria de Educação não fez um concurso, fez um Festival de Poesias que está sendo publicado neste livro, orgulho destas famílias que hoje estão aqui, destas crianças e destas escolas”, afirmou a Secretária.

O Vereador Waguinho, Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, lembrou que as pessoas devem tentar resgatar a poesia em suas vidas. “Fico muito feliz como professor em estar em um evento que fala de poesia, que não é só para os poetas. A nossa vida é uma poesia, a nossa cidade, apesar de todas as dificuldades, é um livro aberto de poesias. Então que este seja um dia de restauração do poeta que existe dentro de nós”.

As apresentações de corais, grupos musicais, de dança, declamações e bate-papos culturais, motivaram também o Prefeito Jorge Mario. “É muito importante ver estas crianças aqui presentes, o futuro de nossa cidade, seus familiares com um brilho nos olhos. Afinal, quando vemos nossos filhos brilharem, nosso coração exulta em alegria. Eu sou pai e também sei que, quando nossos filhos são reconhecidos em seu talento, ficamos orgulhosos. Que todos sejam abençoados e que Deus abençoe também nossa cidade”, finalizou o Prefeito.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

  • Alunos de diversas escolas visitam a feira cultural e artística
  • O Centro Cultural Feso Pro Arte lotado pelo público que prestigia o evento
  • Professor Vicente Madeira, professor Jorge Bragança, Prefeito Jorge Mario e a primeira-dama, Cláudia Sedlacek, Secretária Magali Tayt-Sohn e o Vereador Waguinho assistem às apresentações
  • O poeta Vidocq Casas participa do bate-papo cultural
    O poeta Vidocq Casas participa do bate-papo cultural
  • Equipe da Secretaria Municipal de Educação
    Equipe da Secretaria Municipal de Educação
  •  Alunos recebem o livro ‘Antologia Poetas da Escola’
    Alunos recebem o livro ‘Antologia Poetas da Escola’
  •  Alunos de diversas escolas visitam a feira cultural e artística
    Alunos de diversas escolas visitam a feira cultural e artística
  • Apresentação do Coral da Escola Municipal Heleno de Barros Nunes, regido pela maestrina Priscila
    Apresentação do Coral da Escola Municipal Heleno de Barros Nunes, regido pela maestrina Priscila
  • Apresentação do Coral da Escola Municipal Governador Portella, regido pela maestrina Priscila
    Apresentação do Coral da Escola Municipal Governador Portella, regido pela maestrina Priscila
  • Marcos Vinicius de Lima, da Escola Municipal Manoel Narciso do Canto, declama a poesia ‘O Menino Poeta’, de Henriqueta Lisboa
  • Professor Vicente Madeira, Pró Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unifeso, recebe o livro ´Antologia Poetas da Escola’ das mãos da Secretária de Educação Magali Tayt-Sohn
  • Emocionada, a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, declama a poesia escrita pelos alunos Nathan Pinheiro e Marcelo Silva, falecido este ano