Peças africanas fazem sucesso na Casa de Cultura

001Peças africanas fazem sucesso na Casa de Cultura

Teresópolis, 1º de dezembro de 2009 – Na última sexta-feira, 27 de novembro, cerca de 130 crianças, alunos de três turmas do 4º e do 5º ano do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Censf), estiveram na Casa de Cultura Adolpho Bloch, para assistir à encenação de duas peças teatrais, com enfoque na cultura africana. As peças foram encenadas pelos alunos dos cursos ‘Teatro e Animação’ e ‘O som da palavra’, oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

A primeira peça, encenada através de teatro de fantoche, foi ‘O bem-te-vi falador’, que faz parte das histórias contadas no livro ‘Caroço de Dendê’, escrito por Mãe Beata do Yemonjá. Já a segunda história, intitulada ‘O pássaro da chuva’, é uma adaptação feita pela professora Mônica Botafogo, titular do curso de Teatro e Animação, a partir de uma lenda africana. “As peças são resultado do trabalho em sala de aula. Em novembro, trabalhamos temas africanos por ser este o mês da Consciência Negra”, explicou a professora.

Professora do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, Jeanet Fonseca de Almeida, gostou da apresentação. “Achei ótimo. Os temas foram bem abordados numa linguagem interessante e ao alcance das crianças. Tanto que todas ficaram bastante atentas durante o espetáculo”, comentou. Aluna do 5º ano, Mariana Oliveira Nascimento também gostou. “Muito bom. Adorei a atuação dos atores. Eles foram sensacionais”, elogiou.

As duas peças foram encenadas pelos alunos/atores Cintia Luando, Miguel Angelo, Matheus Canto, Gabriel Vargas, Nitai Domingues, Weberton Costa e Aline da Costa. A trilha sonora foi composta e cantada ao vivo pelas professoras Mônica Botafogo e Patrícia Araújo, esta última titular do curso ‘O som da palavra’.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, atividades como esta são fundamentais. “Essas apresentações valorizam os cursos oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Cultura, mostram o resultado do trabalho realizado em sala de aula e ainda incentivam o aprimoramento constante do desempenho dos próprios alunos. Além disso, dá às crianças da rede municipal a oportunidade de maior acesso à cultura e este é justamente um dos objetivos da Casa de Cultura Adolpho Bloch”, comentou Wanderley Peres.

Fotos:Claudio Furtado

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

  • Peças africanas fazem sucesso na Casa de Cultura
    Peças africanas fazem sucesso na Casa de Cultura
    ‘O bem-te-vi falador’ foi encenada com teatro de fantoche
  • Alunos do Censf lotaram o teatro da Casa de Cultura para assistir às peças
    Alunos do Censf lotaram o teatro da Casa de Cultura para assistir às peças
  • As professoras Mônica Botafogo e Patrícia Araújo foram as responsáveis pela trilha sonora
    As professoras Mônica Botafogo e Patrícia Araújo foram as responsáveis pela trilha sonora
  • Alunos dos cursos ‘Teatro e Animação’ e ‘O som da palavra’, durante a encenação da peça ‘O pássaro da chuva’