Teresópolis busca apoio do Governo Estadual para revitalização do Mirante da Granja Guarani

Danielle Barros, Cléo Jordão, Paulinho Nogueira, Vitor Corrêa e Flávia Esteves
Danielle Barros, Cléo Jordão, Paulinho Nogueira, Vitor Corrêa e Flávia Esteves

Teresópolis busca apoio do Governo Estadual para revitalização do Mirante da Granja Guarani

Teresópolis, 25 de março de 2021 – A secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão, se reuniu novamente nesta quarta-feira, 24 de março, com a secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Em pauta, entre outros assuntos, a retomada do projeto básico de recuperação do Mirante da Granja Guarani, também conhecido como Quiosque das Lendas, ponto turístico e cultural do município, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), por conta de sua importância histórica.

Acompanhada pelo vereador Paulinho Nogueira e a assessora Flávia Esteves, Cléo Jordão foi recebida por Danielle Barros na Biblioteca Parque Estadual, sede da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC). No encontro, o assunto principal foi a retomada do projeto básico de revitalização do Mirante da Granja Guarani, proposto pelo Instituto Cultural Cidade Viva em 2017, através da Lei Rouanet, mas que não teve andamento posterior.

“Nossa ideia, seguindo o planejamento estratégico cultural da Gestão Municipal, é retomar esta parceria e finalmente conseguir a realização deste projeto, que tem significativa importância para Teresópolis. Durante a reunião, entramos em contato com o Instituto Cultural Cidade Viva, que garantiu a mim e à secretária estadual de Cultura todo o interesse na execução e conclusão do projeto. Estamos ansiosos”, comentou Cléo Jordão.

Além do Mirante da Granja Guarani, outros projetos culturais também foram debatidos na reunião, que contou com a presença do subsecretário de Gestão da Secretaria de Estado de Cultura, Vitor Corrêa.

Cléo Jordão aproveitou ainda para entregar à secretária Danielle Barros um exemplar do livro infantil “Teresópolis, Minha Terra de Luz e de Amor”, da escritora Andrea Taubman, um dos produtos resultantes dos editais promovidos pela Prefeitura de Teresópolis em atendimento à Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc. A secretária Danielle aprovou o livro e sugeriu até mesmo que outros municípios do Estado do Rio também tenham suas histórias contadas a partir da literatura infantil. “Foi mais um encontro produtivo, onde estreitamos ainda mais as relações entre Estado e Município, sempre pensando no crescimento de toda a cadeia produtiva cultural de nossa cidade”, comemorou Cléo Jordão.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros, e Cléo Jordão, secretária de Cultura de Teresópolis
Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros, e Cléo Jordão, secretária de Cultura de Teresópolis