Teresópolis implanta o programa Ginásio Experimental Olímpico no CEDAL

Descerramento da placa de inauguração do Ginásio Experimental Olímpico CEDAL_
Descerramento da placa de inauguração do Ginásio Experimental Olímpico CEDAL_

Educação aliada ao esporte: Prefeitura de Teresópolis implanta o programa Ginásio Experimental Olímpico no CEDAL

Escola municipal é a primeira do 2º segmento a funcionar em horário integral

Teresópolis, 10 de fevereiro de 2022 – Ao voltarem às aulas nesta segunda-feira, 14/02, os 340 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Rose Dalmaso, no bairro de São Pedro, encontrarão várias novidades. Primeira escola municipal de Teresópolis a receber o GEO (Ginásio Experimental Olímpico), iniciativa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que leva a temática olímpica para o ambiente escolar, o CEDAL também é a primeira unidade escolar do 2º segmento do ensino fundamental a funcionar em horário integral, de 7h30 às 15h30.

O programa, que proporciona a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares, com ênfase nos valores olímpicos, foi implantado nesta quarta-feira, 09/02, pelo Prefeito Vinicius Claussen e a secretária municipal de Educação, Satiele Santos. Realizada na escola, a solenidade reuniu equipe diretiva, professores, funcionários de apoio e representantes de pais e alunos. Também acompanharam o lançamento os vereadores Diego Barbosa, Erika Marra, Gustavo Simas, João Miguel, Márcia Valentim, Marcos Rangel, Paulinho Nogueira, Teco Despachante e Tenente Jaime Medeiros, secretários e subsecretários municipais e equipes.

“Uma preocupação de nossa gestão é criar políticas públicas para oferecer opção de contraturno e escolas de tempo integral, para que nossas crianças e adolescentes não passem tempo ocioso nas ruas. E o GEO atende a este objetivo, acolhendo os alunos com atividades extras ligadas ao esporte, a competências emocionais e comportamentais. Nosso agradecimento ao COB pela parceria. Vivemos o desafio de escrever uma nova história na Educação, com um projeto pedagógico ousadíssimo para oferecer aos nossos alunos um futuro de muitas oportunidades”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado da Primeira-dama, Paula Schütte Claussen.

Participando do lançamento do programa, a representante do Comitê Olímpico Brasileiro, Mariana Ribeiro, disse que “é um prazer ter o município de Teresópolis como o nosso mais novo parceiro. Ao longo do ano estaremos de braços abertos, construindo e realizando diversas ações para essa comunidade escolar. Acreditamos muito na força da união entre esporte e educação e, mais ainda, entre nós, do COB, e todos vocês”.

Prefeito Vinicius Claussen e Primeira-dama Paula Schütte Claussen com os educadores do CEDAL
Prefeito Vinicius Claussen e Primeira-dama Paula Schütte Claussen com os educadores do CEDAL

Secretária de Esporte e Lazer na primeira gestão do Prefeito Vinicius Claussen, a Vereadora Érika Marra comentou que “como profissional de Educação Física, e com uma vida pautada no esporte, estou imensamente feliz com essa inauguração. Esse modelo de ensino é maravilhoso, pois alia a formação acadêmica e esportiva com o objetivo de formar o aluno-atleta-cidadão. O esporte competitivo e o esporte educacional na mesma instituição escolar será um sucesso”.

O programa

A proposta pedagógica do GEO é direcionada para os Anos Finais do Ensino Fundamental e voltada para os valores esportivos aluno-atleta-cidadão, dando oportunidade aos estudantes com aptidões esportivas de desenvolverem seu potencial. Além de tempo integral, atividades do currículo comum e reforço escolar, os estudantes participarão de treinos semanais das modalidades olímpicas de xadrez, tênis de mesa, badminton e judô. Receberão quatro refeições balanceadas e terão uniforme diferenciado.

“Agradeço por estar à frente da Educação neste momento singular que vivemos. Temos que começar a entender a escola pública de uma maneira diferente, como espaço que possa oportunizar muito mais aos nossos alunos. E o esporte é um importante aliado da educação, ainda mais em período de pandemia. Aos professores que aceitaram esse desafio, nossa gratidão. Acredito que em breve retornaremos ao CEDAL para celebrar novas conquistas”, pontuou a secretária de Educação, Satiele Santos.

Desafio

A diretora do CEDAL se emocionou ao falar sobre a responsabilidade que tem pela frente, junto com sua equipe de educadores. “Quando criança estive na inauguração do CEDAL, em julho de 1988. Estudei aqui, dei aula e agora aceitei o desafio e estou à frente da escola com esse programa que me encantou e no qual acredito. Obrigada, Prefeito Vinicius Claussen e secretária de Educação Satiele, por investir e sonhar educação. Isso não tem preço”, disse Graziele Machado dos Santos.

Os professores estão animados com a nova proposta pedagógica da escola. “Iniciativa inteligente em benefício do aluno, que passará um tempo maior em um ambiente saudável, com acesso a mais conteúdo escolar e a modalidades esportivas”, opinou o professor de Língua Portuguesa, Filipe Costa. “Temos um grande compromisso com a educação em tempo integral para a formação do aluno crítico, cidadão e, quem sabe, um futuro atleta. Nossa equipe está engajada e com disposição para fazer esse sonho dar certo”, assinalou o professor de História, Philippe Guedon.

Pais e alunos estão animados. “Será espetacular para nossas crianças que, em vez de ficarem em casa ou na rua, terão mais tempo para estudar e aprender muito mais”, disse a cozinheira Regiane Silva. “Vai ser muito maneiro passar mais tempo na escola aprendendo coisas novas e também praticando esporte”, falou a aluna Ana Luiza Silva, do 8º ano.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis