XV Conferência Municipal de Saúde, que acontece em 25 de junho

XV Conferência Municipal de SaúdeSUS será tema da XV Conferência Municipal de Saúde, que acontece em 25 de junho

Aberta ao público, presença se dará por meio de inscrição aberta até o dia 10

Em 25 de junho, o Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis realizará uma reunião para debater políticas públicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro tem a participação de entidades representativas da sociedade civil e é aberto ao público após inscrição.

A XV Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada dois anos e, em 2022, terá o tema “Em defesa da vida, da democracia e do SUS: os caminhos para a consolidação da saúde como política pública em Teresópolis”. O encontro se dará no espaço do Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Tereza (Praça Baltazar da Silveira, 65, Várzea).

Aberto ao público, a participação se dará após inscrição aberta até a próxima sexta-feira (10). Para se inscrever na conferência, é necessário comparecer à sala do Conselho Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca).

O principal objetivo da conferência é propor ações de fortalecimento e aprimoramento do SUS nos próximos anos. Para isso, serão debatidos os seguintes assuntos no encontro:

1- Assegurar o financiamento regular e suficiente para atender as necessidades de saúde de toda a população;

2- Adequar o modelo de atenção do SUS às necessidades de saúde;

3- Fortalecer e consolidar o caráter público do SUS;

4- Ampliar a integração política, organizacional e operativa no SUS;

5- Aprimorar a gestão do SUS de maneira democrática e participativa;

6- Garantir a ocupação de cargos de gestão do SUS com base técnica;

7- Implantar política de pessoas integrada para o SUS;

8- Sustentar sólida política de ciência, tecnóloga e inovação em saúde;

“Desejamos que a XV Conferência da Saúde possa ser um agente propulsor para mudanças efetivas no sistema local de saúde. Que seja amparado, sempre, pelos princípios doutrinários do SUS em Teresópolis, que garantam a integralidade, equidade e universalidade do atendimento à população”, afirma Valdir Paulino, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis